sexta-feira, 29 de maio de 2009

UNIDADE 11- AVANÇANDO NA PRÁTICA

TIPOS TEXTUAIS
SEÇÃO 1
SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS: DESCRIÇÃO E NARRAÇÃO.
OBJETIVO: CARACTERIZAR SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS DESCRITIVAS E NARRATIVAS.

Desenvolvi a atividade com os alunos dos 8º anos "C" e "D", trabalhei com eles, pois gostam de produzir esses tipos de textos. Iniciei a aula falando a eles do curso e apresentando o tema a ser trabalhado. Em seguida fiz à leitura de um pequeno conto de Monteiro Lobato, após a leitura expliquei os gêneros literários e não -literários, lendo assim alguns exemplos dos textos que haviam sido produzido pelos alunos dos 9º anos na unidade passada.
Passei a definição do tipo narrativo e descritivo. Em seguida o fragmento ( FUGA) de Graciliano Ramos. Fizemos a leitura do texto e foram passadas cinco questões para responderem observando o texto já citado.
Os alunos encontraram algumas dificuldades em separar o que era narração de descrição no texto. Depois de corrigida as questões, fomos para a oralidade, os alunos trouxeram de casa alguns objetos para serem descritos na sala, onde cada um fez a descrição do seu objeto para os colegas que tentavam adivinhar o que era. Essa atividade antes da produção de uma descrição foi bem interessante, pois na hora da produção textual os alunos já estavam familiarizados com a descrição, por isso não apresentaram dificuldades nas produções.
Gostaria de agradecer aos alunos que participaram dessa oficina, pois fizeram com muita dedicação.Marcou - me muito a fala de uma aluna (Jhennifer), pois disse que "essa era a primeira produção de texto que estava fazendo com prazer".

Produção de textos descritivos e leitura dos mesmos




Nesse momento os alunos estão descrevendo e mostrando seus objetos.




Avançando no prática - Os alunos estão respondendo algumas questões.




quinta-feira, 7 de maio de 2009


PROJETO DE LEITURA
LEITURA, PARA QUE TE QUERO?

Iniciamos o Projeto de Leitura na Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati, em que trabalharemos com os alunos dos 8 anos A,B,C e D, e 9 anos A, B e C.

"Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo."
(Paulo Francis)

Estou muito feliz com o curso.


No primeiro momento tive vontade de sair correndo de todos esses livros que a Neuzeli me entregou do curso GESTAR, portando sei o quanto eles são importante para que eu possa crescer, por isso, mesmo com as dificuldades encontradas sei que vou conseguir concluir com sucesso, claro que com a ajuda e parceria de todas as cursistas , especialmente da Clodoelma que me socorre na hora de lançar as postagens.

ACREDITE EM SI MESMO

Acredite em si mesmo
Viva os momentos como se fossem únicos
Saboreie os segundos como se fosse perdê-los
Desfrute o sol que brilha inigualável...
Busque seus sonhos
Você pode estar aonde não idealizou
Tudo é mutante e mutável
Corra atrás da estrela cadente
Alcance o lua no infinito céu...

Abrace
Beije
Apaixone
Ame.

Queira ir além do possível
Tanja o universo maior, ultrapasse
Apalpe as nuvens no esplendor do céu
Derrame sorrisos no espaço laço...
Desperte desta noite insone e nebulosa
Açambarque os atalhos e encruzilhadas
Transforme em estrada reta, curvas sinuosas
Faça brilhar a luz no final do túnel...

Acredita
Siga
Sorria
Viva.

Fale
Grite
Busque
Conquiste.

Queira o total indivisível
Seja comunhão universal
Veja a arte praticada
Persiga,.
A felicidade é construída.

Marly Londero

sábado, 2 de maio de 2009

Fiquei muito feliz com a realização deste trabalho, pois consegui alcançar o objetivo com muito sucesso, que era transformar o gênero não- literário em literário.Gostaria de agradecer a todos os alunos do9ºano A eB pela participação na realização desta unidade, pois fizeram com muito carinho e dedicação.Beijos! Professora Eliane.
Escolhi os 9ºanos para realizar esta atividade, pois eles conseguiriam identificar com mais facilidade o gênero literário e não- literário.
REALIZAÇÃO DO TRABALHO
Foram divididos os grupos e distribuídos os jornais, para que cada um pudesse observar os diferentes gêneros presentes no Jornal.Em seguida pedi para que eles identificassem os gêneros textuais presentes, sendo um gênero para cada grupo.Os alunos identificaram as principais características de cada texto, respondendo a algumas questões.
Confeccionaram cartazes para a apresentação das características dos gêneros lidos, em que acrescentaram outros exemplos dos gêneros.
Foi feito um paralelo entre textos literários e não- literários.
Para finalizar os alunos transformaram os textos não- literários em literários.
O objetivo foi conquistado com sucesso,pois os alunos conseguiram identificar e diferenciar os textos literários e não-literários.
A finalização do projeto foi ótima,pois todos os alunos participaram com muita responsabilidade e determinação.
DEPOIMENTOS.
Segundo os alunos Gabriel, Marcelo e Valéria "o projeto foi muito importante para o nosso conhecimento".
Segundo a aluna Camila " desenvolve e trabalha o conhecimento. O trabalho em grupo enriquece ainda mais o conhecimento".

















Os alunos estão respondendo algumas questões que foram passadas na quadro, onde irão escrever qual a principal característica do gênero pesquisado.