sábado, 25 de julho de 2009

" Poucas coisas no mundo são mais poderosas que um impulso positivo- um sorriso.
Um mundo de otimismo e esperança, um " você consegue" quando as coisas estão difíceis."

Agradeço muito a DEUS por ter chegado até aqui.

A aluna Juliana disse ter tido muito trabalho para montar seu texto, pois a resposta que sorteou estava muito confusa.

Os alunos estão realizando as produções de textos.






SEÇÃO 3
UNIDADE 19
A PROGRESSÃO TEXTUAL
Objetivo: Analisar mecanismos de coesão sequencial.

Essa unidade trabalhei com os alunos dos 8 anos A e B, pois eram as duas turmas que eu ainda não havia trabalhado com o projeto GESTAR, e eles me cobravam sempre esse trabalho.
Iniciei a aula lendo uma receita de Almôndegas de carne que havia na TP5, em que comentamos a respeito da coesão no modo de preparo,pois se fizessemos exatamente como estava lá, não chegaríamos ao resultado final.
Avançando na prática.

Pedi para que os alunos imaginassem uma história com o tema férias, em seguida passei uma questão para cada fila responder ( A- O que aconteceu? B- Onde aconteceu? C- Quando aconteceu?D- Quem foram os envolvidos? E- qual foi o desfecho da história?).Recolhi as respostas colocando-as em sacolas diferentes. Os alunos retiraram por sorteio uma resposta de cada sacola, em que fizeram a leitura do que havia em mãos, os textos não tinham uma coesão sequencial. Colocamos as respostas novamente na sacola e cada aluno pegou uma. De posse das respostas eles deveriam criar uma história,que, muito provavelmente não teria as informações escritas por ele na primeira fase.
A atividade foi muito válida, os alunos apresentaram algumas dificuldades em produzir os textos, pois muitas das respostas pegas estavam sem sentido, com isso eles não conseguiam ligar os outros parágrafos, aluguns alunos tiveram que reorganizar as respostas para que pudessem ter uma coesão sequencial.
Apesar das dificuldades todos realizaram a atividade com sucesso. No final fizemos a leitura dos textos.



SEÇÃO 3
UNIDADE 18
AS PASRTES DO TODO.
OBJETIVO:Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.

Escolhi o 9 ano C para realizar esta atividade, pois é uma turma que não gosta muito de produzir textos, faltando muitas vezes coerência quando os fazem.
Iniciei a aula falando sobre o projeto GESTAR, apresentei a unidade e o tema a ser trabalhado.Levei aos alunos dois textos iguais,um coerente e outro não. Ao terminar a leitura dos textos eles identificaram rapidamente a falta de entendimento em um dos textos.Foi onde mostrei e expliquei a questão da coerência do texto,enfatizando também a questão da importância na organização de um texto.
Em seguida distribui o texto "CLIMA" da TP5 e passei algumas questões referentes a ele.Alguns alunos apresentaram dificuldades ao responder algumas questões.Fizemos a correção das mesmas.

AVANÇANDO NA PRÁTICA.

Entreguei aos alunos diversos textos recortados em parágrafos, linhas ,etc.,para que eles pudessem organizar de forma coerente.Todos os alunos realizaram a atividade.Para concluir o trabalho distribui aos alunos textos originais para que fizessem uma comparação com os textos que montaram.Nesse momento pude perceber que os alunos apresentaram muitas dificuldades em montar o texto coerente, pois a maioria não leu o texto com atenção, tentando assim encaixar os parágrafos ao invés de dar uma coesão sequencial .Finalizei a atividade lendo aos alunos os textos que eles haviam feito e o origianal, para que pudessem perceber o erro que haviam cometido.Foi muito válida essa atividade, em que os alunos perceberam que a estrutura e a organização do texto é tudo para que se possa entendê-lo.


Momento em que os alunos estão desenvolvendo suas atividades.







Seção 2
Unidade 16
O ENSINO DA ESCRITA COMO PRÁTICA COMUNICATIVA.
Objetivo: Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo.
No dia 17/06 desenvolvi o trabalho com os alunos do 8 ano D, devido ser uma turma participativa ,e em que a professora de literatura já havia trabalhado poema concreto.
Avançando na prática.
Li aos alunos a história de São Paulo, e mostrei o poema que havia no livro.Em seguida discutimos sobre a cultura local e vimos um pouco da história de Campo Verde, pois era ela quem seria homenageada em forma de um poema cancreto. Todos os alunos participaram com muita dedicação , e não encontram dificuldades em realizar essa atividade.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Os alunos estão comemorando o sucesso da atividade.






SEÇÃO 2
UNIDADE 13
LETRAMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL

Objetivo: Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.

No dia 03/06 realizei o trabalho com os alunos do 9º ano B, escolhi esta turma,pois os mesmos serão responsáveis pela cantina do FESTSAB que se tornou uma festa tradicional da escola.
Mostrei a eles a imagem que havia no livro (festa junina), discutimos algumas questões e chegamos a mensagem que a imagem queria nos passar.Li também as tradições e crenças dessa festa, comentamos que hoje existem várias festas,mas que os rituais e costumes estão sendo esquecidos.
Em seguida fomos para o avançando na prática, em que os alunos fizeram convites e cartazes convidando as pessoas a participarem do FESTSAB.
Os alunos amaram essa atividade,pois era algo para eles mesmos,pois estariam divulgando um evento que seriam responsáveis.Apareceram algumas dificuldades na estrutura do cartaz, mas a professora de Artes orientou-lhes.