sexta-feira, 29 de maio de 2009

UNIDADE 11- AVANÇANDO NA PRÁTICA

TIPOS TEXTUAIS
SEÇÃO 1
SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS: DESCRIÇÃO E NARRAÇÃO.
OBJETIVO: CARACTERIZAR SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS DESCRITIVAS E NARRATIVAS.

Desenvolvi a atividade com os alunos dos 8º anos "C" e "D", trabalhei com eles, pois gostam de produzir esses tipos de textos. Iniciei a aula falando a eles do curso e apresentando o tema a ser trabalhado. Em seguida fiz à leitura de um pequeno conto de Monteiro Lobato, após a leitura expliquei os gêneros literários e não -literários, lendo assim alguns exemplos dos textos que haviam sido produzido pelos alunos dos 9º anos na unidade passada.
Passei a definição do tipo narrativo e descritivo. Em seguida o fragmento ( FUGA) de Graciliano Ramos. Fizemos a leitura do texto e foram passadas cinco questões para responderem observando o texto já citado.
Os alunos encontraram algumas dificuldades em separar o que era narração de descrição no texto. Depois de corrigida as questões, fomos para a oralidade, os alunos trouxeram de casa alguns objetos para serem descritos na sala, onde cada um fez a descrição do seu objeto para os colegas que tentavam adivinhar o que era. Essa atividade antes da produção de uma descrição foi bem interessante, pois na hora da produção textual os alunos já estavam familiarizados com a descrição, por isso não apresentaram dificuldades nas produções.
Gostaria de agradecer aos alunos que participaram dessa oficina, pois fizeram com muita dedicação.Marcou - me muito a fala de uma aluna (Jhennifer), pois disse que "essa era a primeira produção de texto que estava fazendo com prazer".

2 comentários:

  1. valeu profff
    gostei bastante foi bastante interressante
    vc ainda colocou minha foto neh
    blz
    xau

    ResponderExcluir
  2. Eliana ficou ótima sua atividade, o registro está bem claro,passa uma ideia de todas suas ações! Sucesso pra vc! Um abraço!!

    ResponderExcluir