sábado, 25 de julho de 2009

Os alunos estão realizando as produções de textos.






SEÇÃO 3
UNIDADE 19
A PROGRESSÃO TEXTUAL
Objetivo: Analisar mecanismos de coesão sequencial.

Essa unidade trabalhei com os alunos dos 8 anos A e B, pois eram as duas turmas que eu ainda não havia trabalhado com o projeto GESTAR, e eles me cobravam sempre esse trabalho.
Iniciei a aula lendo uma receita de Almôndegas de carne que havia na TP5, em que comentamos a respeito da coesão no modo de preparo,pois se fizessemos exatamente como estava lá, não chegaríamos ao resultado final.
Avançando na prática.

Pedi para que os alunos imaginassem uma história com o tema férias, em seguida passei uma questão para cada fila responder ( A- O que aconteceu? B- Onde aconteceu? C- Quando aconteceu?D- Quem foram os envolvidos? E- qual foi o desfecho da história?).Recolhi as respostas colocando-as em sacolas diferentes. Os alunos retiraram por sorteio uma resposta de cada sacola, em que fizeram a leitura do que havia em mãos, os textos não tinham uma coesão sequencial. Colocamos as respostas novamente na sacola e cada aluno pegou uma. De posse das respostas eles deveriam criar uma história,que, muito provavelmente não teria as informações escritas por ele na primeira fase.
A atividade foi muito válida, os alunos apresentaram algumas dificuldades em produzir os textos, pois muitas das respostas pegas estavam sem sentido, com isso eles não conseguiam ligar os outros parágrafos, aluguns alunos tiveram que reorganizar as respostas para que pudessem ter uma coesão sequencial.
Apesar das dificuldades todos realizaram a atividade com sucesso. No final fizemos a leitura dos textos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário