sábado, 25 de julho de 2009

SEÇÃO 3
UNIDADE 18
AS PASRTES DO TODO.
OBJETIVO:Analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.

Escolhi o 9 ano C para realizar esta atividade, pois é uma turma que não gosta muito de produzir textos, faltando muitas vezes coerência quando os fazem.
Iniciei a aula falando sobre o projeto GESTAR, apresentei a unidade e o tema a ser trabalhado.Levei aos alunos dois textos iguais,um coerente e outro não. Ao terminar a leitura dos textos eles identificaram rapidamente a falta de entendimento em um dos textos.Foi onde mostrei e expliquei a questão da coerência do texto,enfatizando também a questão da importância na organização de um texto.
Em seguida distribui o texto "CLIMA" da TP5 e passei algumas questões referentes a ele.Alguns alunos apresentaram dificuldades ao responder algumas questões.Fizemos a correção das mesmas.

AVANÇANDO NA PRÁTICA.

Entreguei aos alunos diversos textos recortados em parágrafos, linhas ,etc.,para que eles pudessem organizar de forma coerente.Todos os alunos realizaram a atividade.Para concluir o trabalho distribui aos alunos textos originais para que fizessem uma comparação com os textos que montaram.Nesse momento pude perceber que os alunos apresentaram muitas dificuldades em montar o texto coerente, pois a maioria não leu o texto com atenção, tentando assim encaixar os parágrafos ao invés de dar uma coesão sequencial .Finalizei a atividade lendo aos alunos os textos que eles haviam feito e o origianal, para que pudessem perceber o erro que haviam cometido.Foi muito válida essa atividade, em que os alunos perceberam que a estrutura e a organização do texto é tudo para que se possa entendê-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário